A importância da floresta está principalmente em ser a base de um ecossistema com grande diversidade de espécies e, pela densa presença de plantas, são das árvores, que provêm oxigênio em grande quantidade e, retendo umidade, influenciam o clima (temperatura, regime de chuvas etc.).
A manutenção do equilíbrio desse ecossistema, em perigo devido à exploração predatória e selvagem, é muito importante para a preservação do papel positivo e necessário das florestas no equilíbrio ambiental de todo o planeta, e por isso a exploração econômica de seus recursos deve ser associada a cuidadoso planejamento e medidas de reposição e reflorestamento.
As grande áreas florestais da Terra distribuem-se entre os cinco continentes, com as florestas tropicais da América do Sul (a Amazônica, cuja maior parte fica no Brasil), da África central e do sudestes asiático; as florestas temperadas do nordeste e noroeste dos Estados Unidos e de todo o Canadá e Alasca, da Europa e da Sibéria asiática, as do leste da Ásia, esp. na China e no Japão, e as da Oceania, no leste da Austrália e na Nova Zelândia.
Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.
Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada.
A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.
Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar-nos da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.