Postagens

Levando Jesus às Nações!

sábado, 21 de setembro de 2019

Dia da àrvore

Se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos. 
Ter sucesso por 50 anos cultive gente.
Mas quer ser imortal? 
Plante uma árvore
Você viverá eternamente nela.



domingo, 30 de junho de 2019

Cavernas de gelo no glaciar Mendenhall, Estados Unidos


iStock/Getty Images)

Embaixo do glaciar Mendenhall, localizado no vale de Mendenhall, no Alasca, se escondem cavernas de gelo. Mas, essa maravilha da natureza pode não durar tanto tempo, já que o gelo das cavernas continua a derreter todos os anos.

sábado, 29 de junho de 2019

Monte Kilimanjaro, Tanzânia

iStock/Getty Images)

A neve que cobre o topo do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode derreter em pouco tempo. Entre os anos de 1912 e 2007, a camada de gelo do Kilimanjaro encolheu 85%.


sexta-feira, 28 de junho de 2019

Amazônia

(Neil Palmer (CIAT)/Divulgação)

Com impressionantes 5,5 milhões de quilômetros quadrados, a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. O desmatamento gerado pela expansão da agricultura e pecuária e construção de estradas fez com que a área total desmatada da floresta crescesse de 415.000 para 587.000 quilômetros quadrados entre 1991 e 2000.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Maldivas, Ásia



(iStock/Getty Images)

As Maldivas, uma nação insular no Oceano Índico, estão lentamente afundando devido às mudanças climáticas. Alguns cientistas preveem que, em cem anos, o país estará completamente submerso.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Floresta do Congo, África





(iStock/Getty Images)

A Floresta do Congo, na África Central, também conhecida como Selva do Congo, é a segunda maior floresta tropical do mundo e uma das áreas com maior biodiversidade, com mais de 10.000 espécies de plantas, 1.000 de aves e 400 de mamíferos. Nos últimos anos, a selva de 3,3 milhões de quilômetros quadrados foi entrou em um processo rápido de desaparecimento devido à mineração ilegal. A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que dois terços de seu território podem desaparecer completamente até 2040.


terça-feira, 25 de junho de 2019

Grand Canyon, Estados Unidos


(Kojihirano/Getty Images/iStockphoto/VEJA)

O Grand Canyon foi listado no ano passado como um dos onze pontos históricos mais ameaçados nos Estados Unidos pelo Fundo Nacional de Preservação Histórica, um órgão americano privado. As principais ameaças do desfiladeiro e do rio Colorado são os projetos de mineração de urânio e a construção de resorts turísticos.

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Alpes, Europa


(Emmanuel Foudrot/Reuters)

Como os Alpes, na Europa, estão localizados a uma altitude mais baixa do que outras cadeias de montanhas pelo mundo, suas geleiras estão mais propensas ao derretimento por consequência das mudanças climáticas. A cordilheira perde cerca de 3% do seu gelo glacial a cada ano e alguns especialistas acreditam que ela poderá desaparecer completamente até 2050.

domingo, 23 de junho de 2019

Ilhas Seychelles, África


(Sergio Canobbio/Getty Images/VEJA)

Um destino popular para casais em lua de mel ou turistas buscando relaxar em praias paradisíacas, as Ilhas Seychelles - localizadas no Oceano Índico, próximas a Madagascar, estão desaparecendo devido à erosão da praia.

sábado, 22 de junho de 2019

Grande Barreira de Corais, Austrália


(Thinkstock/VEJA)

A Grande Barreira de Corais, na região nordeste da Austrália, sofreu muitos danos devido às temperaturas crescentes e ao aumento da poluição ácida, deixando brancos os seus famosos corais de cores vibrantes. Um estudo recente do Centro de Excelência para Estudos de Recifes e Corais ARC, na Austrália, revelou que 93% do recife sofre de algum nível de branqueamento.



sexta-feira, 21 de junho de 2019

Mar Morto

(Rostislav Glinsky/Getty Images/VEJA)

O Mar Morto, que banha a Jordânia e Israel, já afundou quase 25 metros e perdeu um terço de sua superfície nos últimos 40 anos. Especialistas temem o risco de desaparecimento desse lago de água salgada caso a água do rio Jordão, que desemboca no Mar Morto, continue a ser usada para suprir Israel.


quinta-feira, 20 de junho de 2019

O monte Kilimanjaro, na Tanzânia

De arquipélagos a florestas e cadeias montanhosas, o Planeta Terra está repleto de maravilhas naturais. Muitas delas, porém, correm o risco de desaparecer por ameaças que incluem mudanças climáticas e atividades desenfreadas do ser humano. O site americano Business Insider listou alguns desses locais – e sugere que sejam visitados antes que seja tarde demais.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Resumo 3: Como Ajudar a Preservar o Meio Ambiente

Nosso planeta está mudando e precisamos ajudá-lo a mudar para melhor. Existem várias coisas que afetam o nosso planeta de uma forma negativa, mas a boa notícia é que todos podem ajudar a fazer a sua parte e ajudar na preservação do meio ambiente.

Economize Eletricidade: A eletricidade é produzida por meio do uso de recursos naturais, portanto, quanto mais você usa, mais eles são gastos. Você pode ajudar com pequenos gestos para economizar energia, como: acendendo lâmpadas apenas a noite, diminuindo o tempo do banho, etc.
Poluição: A poluição é outro problema grave, ela pode acontecer nos rios, mares, solo, ar, etc. Para ajudar, comece reduzindo a frequência com que usa seu carro, descartando lixos tóxicos da maneira correta, não jogando lixo no chão, etc.
Economize Água: A água em um recurso natural fundamental para a vida de animais, plantas e, claro, seres humanos. Procure economizar água e reaproveitando-a sempre que for possível.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Resumo 2: A Importância da Preservação do Ambiente

É muito importante que cada indivíduo neste mundo entenda que o ambiente limpo é muito importante para a saúde de todos os seres humanos. Qualquer tipo de poluição causa danos ao meio, e isso é muito ruim para a humanidade inteira. Hoje, vários tipos de problemas graves de saúde, como o câncer, estão aumentando rapidamente em todo o mundo e a principal razão por trás do aumento dessas doenças está na maior quantidade de poluição no meio ambiente.
No contexto atual, vemos uma maior tomada de consciência da sociedade sobre os níveis de poluição e, portanto, estamos observando algumas ações de mudança de atitude. Porém, ainda é necessário muito trabalho para ser feito por todos nós, de modo que tenhamos de fato um ambiente limpo e saudável. O primeiro passo para essa mudança é conscientizar as pessoas sobre a importância do ambiente limpo, e como ele pode ajudar-nos a permanecermos saudáveis.


segunda-feira, 17 de junho de 2019

Resumo Sobre Meio Ambiente


Falar sobre o meio ambiente nunca esteve tão em alta quanto atualmente. A cada dia aumenta a preocupação das pessoas em preservar o nosso planeta. Porém, infelizmente, ainda não são todos que têm essa preocupação. Talvez a falta de conhecimento seja o principal motivo que leva as pessoas a não cuidarem do meio ambiente como ele merece.
Procure se informar o máximo possível sobre tudo o que envolve o nosso planeta. Dessa forma você saberá como agir para preservá-lo. Confira, a seguir, alguns resumos sobre meio ambiente.

Resumo 1: O Que é Meio Ambiente?

O Meio Ambiente é a soma total do que está em torno de algo ou alguém. Ele inclui os seres vivos e as forças naturais. O ambiente proporciona condições para o desenvolvimento e crescimento dos seres vivos, pois eles simplesmente não existem em seu ambiente. Os organismos mudam em resposta às condições do seu ambiente, que é composto das interações entre plantas, animais, solo, água, temperatura, luz, etc.

A palavra ambiente é usada para falar sobre muitas coisas. Pessoas em diferentes áreas do conhecimento (como história, geografia ou biologia) usam a palavra de forma diferente. Em biologia e ecologia, o meio ambiente engloba tudo o que há na natureza e os seres vivos, incluindo a luz solar. Isto também é chamado de ambiente natural.

domingo, 16 de junho de 2019

América do Sul Hidrografia

Culturalmente muito rica, a América do Sul, é componente do continente pan-americano e é banhada pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e pelo Mar do Caribe. Ligada a América do Norte pelo istmo da América Central está separada da Antártida pelo estreito de Drake. Possui relevo bastante variado contando com áreas extensas de planícies e as altivas cordilheiras.

Em suas planícies centrais estão as bacias hidrográficas Amazônica, do Orinoco e a do Prata. Apresenta um clima bem variado passando pelo equatorial na região de florestas tropical úmida e áreas em que o clima seco impera como no cerrado e até regiões áridas como a do deserto do Atacama. Nesse breve apanhado já foi possível conhecer um pouco da diversidade geográfica da América do Sul, continue lendo e descubra mais.



sábado, 15 de junho de 2019

Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia da Venezuela

Quando o assunto é planeta Terra, muito nos vêm a cabeça, não é verdade? De onde viemos, porque viemos e para onde vamos, além de sempre pensar se é somente por aqui que a vida como conhecemos foi criada. Achamos que esses questionamento é válido para qualquer pessoa que seja mais antenada com o que acontece à sua volta.


Como muitos já devem ter estudado na escola, o nosso planeta nem sempre foi propício para o aparecimento da vida. No começo de tudo quando ele foi formado junto com o Sistema Solar, a Terra era apenas uma bola de fogo vagando no céu em torno do céu. Quem olhasse para ela nesse momento, teria a plena certeza que nenhum tipo de vida conseguiria sobreviver por aqui.

Só que nem sempre entendemos os desígnios do acaso: com a instabilidade de um Sistema Solar jovem, muitos dos corpos celestes oriundos da explosão que deu origem ao Sistema começaram a ser puxados para o seu interior, ou seja, mais para perto do Sol. O que é que estava em plena rota de colisão com estas coisas? Sim! O nosso querido planeta Terra. Esses corpos celestes, que estavam localizados nos confins do Sistema Solar começaram a colidir com o planeta Terra, sendo, em sua grande maioria, cometas ricos em água, o que ajudou a diminuir a temperatura do planeta e, de quebra, auxiliou na formação de rios e oceanos que temos à nossa disposição hoje.


sexta-feira, 14 de junho de 2019

Clima e Hidrografia das Rochosas

O clima apresenta variações de acordo com as diferenças de altitude, a média de temperatura é de 6°C. Diferentes estações do ano apresentam temperaturas distintas, o verão conta com temperaturas amenas e clima mais seco. Em julho as temperaturas mais altas chegam a casa dos 25°C. Por sua vez os invernos são frios e úmidos com temperaturas abaixo de 0ºC, pode chegar a até -14°C. Em média a precipitação é de 360 mm por ano.



Casal Observando as Montanhas Rochosas Canadenses
As Rochosas são literalmente um divisor de águas funcionando como a delimitação ente diversas bacias hidrográficas. Os rios que correm a partir das montanhas desaguam nos Oceanos Pacífico, Atlântico e Ártico.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

A Venezuela

A Venezuela nada mais é do que um país que está localizado na América do Sul, fazendo divisa com diversos países, incluindo o Brasil. É um país considerado o 32° maior do planeta, tendo o litoral voltado para o Mar do Caribe. A cidade mais populosa é a capital, Caracas. Até hoje, mantém um conflito com a Guiana, pois reivindica para si parte do território onde hoje se localiza o país. Possuí aproximadamente trinta e dois milhões de habitantes, doze milhões a menos se comparada à cidade de São Paulo.


É um país muito conhecido pelas suas vastas reservas petrolíferas, pela diversidade natural existente em seu território e, também, pela grande diversidade de recursos naturais. Por conta dessas características, a Venezuela é conhecida por ser uma nação megadiversa, com uma fauna bastante diversificada e também com uma fauna bastante diversa e habitats que são exemplo em conservação por serem constantemente protegidos.

História

Como a maioria dos territórios sul americanos, a Venezuela foi colonizada pelo Império espanhol a partir do ano de 1522, 22 anos depois de Pedro Álvares Cabral, navegante português, chegar ao que hoje é a Bahia, Brasil. Porém, o estabelecimento espanhol por lá não foi uma tarefa simples, pois a resistência que existiu entre os nativos para impedir a colonização espanhola não foi brincadeira. No entanto, a Venezuela permaneceu como colônia espanhola até o ano de 1811, quando a nação foi uma das primeiras da América do Sul a conseguirem a independência, fato que só se concretizou em 1830. Vale a pena lembrar que oito anos antes dessa concretização, em 1822, o Brasil passava por processo semelhante. Sofrendo com instabilidade e autocracia no século XIX, o país viveu momentos importantes para a sua história. Desde 1958, no entanto, o país vem apresentando governos democráticos, que foram sendo eleitos pela força do voto.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Rochosas Canadenses Relevo

O conjunto montanhoso conhecido como Rochosas ou Montanhas Rochosas se estende por mais de 4.800 km entre a Columbia Britânica, na região oeste do Canadá, até o Novo México, na região sudoeste dos Estados Unidos. De largura esse conjunto de montanhas possui entre 110 e 480 km.



Por sua grandiosidade e imponência essas montanhas influenciam diretamente no clima e nas condições de vida local. O ponto mais alto do relevo montanhoso é o monte Elbert que possui 4.401 metros acima do nível do mar e está localizado no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Que tal conhecer um pouco mais sobre o relevo das Rochosas?

Conhecendo Melhor as Rochosas Canadenses


Montanhas Rochosas Canadenses
Esse relevo é resultante do processo de tectônica das placas e que recebe o nome de dobramentos modernos. O seu surgimento remonta cerca de 70 milhões de anos, era Cenozoica. Para os geólogos ainda se mostra um mistério haja vista que geralmente esse tipo de formação é mais comum numa faixa entre 300 e 600 km da costa e não tão distante como acontece nesse conjunto montanhoso. Os vales e picos íngremes são formados por meio de agentes de erosão como as águas e as geleiras presentes por lá.

sábado, 8 de junho de 2019

Mico Leão Dourado


Foto que tive o privilégio de tirar nesta sexta feira, Junto a BR 040, KM 79 Petrópolis RJ


quarta-feira, 5 de junho de 2019

Dia do Meio ambiente 5 de junho

A Educação Ambiental representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente.


A educação ambiental objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.
Sendo assim, ela busca a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs.
Aliado a isso, trabalha com a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta.

Importância da Educação Ambiental

Ao lado de seus princípios e objetivos, a grande importância da educação ambiental reside na atuação consciente dos cidadãos. Ela visa, portanto, o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais.
Sendo assim, ela promove a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade.
No ambiente escolar ela possui grande importância visto que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável.
Com o crescimento e aprofundamento desses temas na atualidade, diversos cursos de graduação e pós-graduação foram criados nessa área de conhecimento.

Preservação