Postagens

Levando Jesus às Nações!

sábado, 12 de outubro de 2013

Dia do Engenheiro Agrônomo


No dia 12 de outubro comemora-se também o dia do ENGENHEIRO AGRÔNOMO!

Você sabe por que o Engenheiro Agrônomo e as Crianças têm o mesmo dia?

Porque ambos representam a esperança de se construir uma sociedade cada vez melhor, reduzindo as diferenças entre os indivíduos.

 

O engenheiro agrônomo é um profissional com formação pelo ensino superior.

Seu campo de atuação é vasto, abrangendo também engenharia rural e meio ambiente.

Ele destaca que a tecnologia que chega ao produtor, além de resultar em maior produtividade, também gera maior receita ao homem do campo.

O engenheiro agrônomo é um importante elo entre a pesquisa e o produtor.

É uma peça fundamental, pois com ele  o produtor consegue alcançar todo o potencial produtivo de suas terras.

Nossas homenagens a este grande profissional, pouco lembrado, mas de muito valor!

Pedro Pomin Neto





O Engenheiro Agrônomo é um profissional de nível superior. Seu campo de atuação é vasto, abrangendo fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural e meio ambiente.
Para atuar no Brasil, o profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia-CREA. O dia do engenheiro agrônomo é comemorado em 12 de outubro por causa da primeira regulamentação da profissão, que aconteceu em 12 de outubro de 1933.
Por isso, hoje aqui estamos para homenageá-los com todo nosso respeito e admiração.
Ressalta-se que a agronomia tem ampla diversidade de atribuições.
Além dos trabalhos mais óbvios da profissão, como os ligados à agricultura geral, zootecnia, horticultura, fruticultura, grandes culturas, solos, mecanização e construções rurais, são também atribuições do engenheiro agrônomo os trabalhos profissionais de planejamento, assistência técnica, consultoria, análise de viabilidade técnica e econômica, perícia, ensino, pesquisa e extensão relacionados às atividades acima citadas, assim como a armazéns e armazenagem, tecnologia dos alimentos, irrigação e drenagem, ecologia, dendrometria, inventário florestal, estudos e avaliação de espécies animais e vegetais, formação, recuperação, e manejo de pastagens e alimentação de animais, melhoramento genético de plantas e animais.
Entretanto, é preciso reconhecer que outras profissões têm atribuições em áreas de sombreamento com a agronomia, quais sejam: engenharia agrícola, civil, florestal, de alimentos, zootecnia, medicina veterinária, agrimensura, economia, administração, biologia, geografia, meteorologia, etc… assim, nota-se como o curso é diversificado.


Nossa fonte: pesquisa na Wikipédia