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segunda-feira, 7 de abril de 2014

O projeto de educação ambiental


O PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL




Os professores, após vários encontros, elaboraram o projeto “Lixo: Conscientizando para uma vida saudável”. A justificativa que os mesmos deram para a escolha deste tema deve-se a grave situação do lixo na comunidade. Um dos professores fez a seguinte colocação: “As escolas trabalham com temas mais urgentes. Observamos a comunidade muito suja”.

Outro aspecto que impulsionou a realização deste projeto foi o elevado número de doenças: “Além da sujeira, as crianças tem muito verme e outras doenças como alergia, dengue”.

A metodologia adotada teve por base a relação sujeito/sujeito no processo educativo, pois a mudança de comportamento ambiental só ocorrerá se a pessoa sentir a sua importância e assumi-la. Desta maneira, a metodologja contou com trabalhos coletivos, interações, trocas, debates com os alunos.

Os professores buscaram estimular as trocas de informações e experiências. As estratégias didáticas foram amplamente debatidas pelos professores favorecendo o amadurecimento pedagógico do grupo.

O desenvolvimento desse trabalho buscou possibilidades de envolver o aluno, para que ele começasse a formar em sua mente princípios de cidadania e de preservação ambiental. Os trabalhos em salas utilizaram materiais de jornais e revistas que ilustraram, contextualizaram e aprofundaram o tema lixo mantendo, assim, o debate empolgante e atualizado.
 

Além de o lixo ser o tema central do projeto, outros temas foram abordados pelos professores nas salas de aula como leis ambientais, animais em extinção, paz, desmatamento, Agenda 21. “Todos os professores trabalharam a conscientização da preservação da natureza” diz um professor.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS


A EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS




Indubitavelmente, a escola é um espaço que favorece possibilidades para a construção de um trabalho sistemático e integrado com o alunado. Contudo, é preciso que esse espaço seja aproveitado de forma envolvente, participativa, representando um elo junto à comunidade a que está inserida.

A escola, por se tratar de um espaço de construção de conhecimento, formulação de conceitos e reflexão permanente, é, também, um fórum privilegiado para a abordagem das questões ambientais. As atividades desenvolvidas, entretanto, Deve ser reforçado o ganho social na implantação de ações que tenham como finalidade a qualidade ambiental.

Os professores são a peça fundamental no processo de sensibilização da sociedade referente aos problemas ambientais, pois buscarão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes sadios de conservação do meio ambiente e respeito à natureza transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro da sua e futuras gerações.

Considerando a escola como um dos ambientes com maior proximidade com os alunos, a compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a elas se darão a partir do próprio conteúdo cotidiano da vida escolar do aluno. O convívio escolar será o fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes.

As escolas municipais Francisco de Souza Júnior e Aproniano Mateus de Sá estão estruturadas em três turnos, totalizando 390 alunos matriculados, em turmas de pré-escolar a 8ª série do 1ºgrau, além da educação básica (alfabetização de jovens e adultos). A primeira foi fundada no ano de 1995 e conta com dez professores. A segunda é mais antiga, inaugurada na década de 70 e possui cinco professores.

As escolas atendem, em sua grande maioria, alunos da própria comunidade e adjacências. A estrutura familiar dessas crianças é muito carente, filhos de pequenos proprietários rurais, não desfrutando de uma vida confortável. Ao contrário, a história de vida dessas crianças denuncia grande sofrimento e carências o que implica numa falta de perspectiva.

Impacto do lixo


IMPACTOS DO LIXO NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE PÚBLICA

IMPACTOS DO LIXO NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE PÚBLICA









De acordo com o artigo 1º da Resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 001/86, impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causado por qualquer forma de matéria ou energia resultantes das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições sanitárias do meio ambiente, a qualidade dos recursos ambientais.

As principais causas da poluição do solo decorre do acúmulo de resíduo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas. O material sólido do lixo demora muito tempo para desaparecer no ambiente. O vidro, por exemplo, leva em torno de cinco mil anos para se decompor, enquanto determinados tipos de plástico nunca se decompõem, pois são resistentes ao processo de biodegradação promovido pelos microorganismos.

O lixo orgânico, no processo de decomposição, gera um líquido escuro, turvo e malcheiroso altamente poluente denominado de chorume (ele é dez vezes mais poluente que o esgoto doméstico). Este líquido tem a capacidade de dissolver tintas, resinas e outras substâncias químicas de alta toxidade contaminando o solo, impedindo o desenvolvimento das plantas.

No período chuvoso, em que o lixo se mistura com a água de chuva, o chorume encontra maior facilidade de infiltração no solo, contaminando os mananciais subterrâneos e de superfície (rios, lagos, córregos). O chorume pode permanecer por décadas no solo mesmo após o encerramento do lixão, exigindo ações corretivas durante vários anos com o objetivo de remediar a contaminação.

Em relação aos gazes provenientes da disposição do lixo, o metano é o componente mais problemático devido a sua elevada concentração (em torno de 300.000 vezes maior que a encontrada na atmosfera) exigindo técnicas sanitárias e ambientais apropriadas de controle. A concentração de metano superior a 5% é explosiva e é o segundo elemento causador do efeito-estufa na atmosfera.

O lixo é também o ambiente perfeito para a proliferação de doenças. Quando disposto no solo sem nenhum tratamento, o lixo, atrai para si dois grandes grupos de seres vivos: os macro-vetores e os micro-vetores. Fazem parte do grupo dos macro-vetores as moscas, baratas, ratos, porcos, cachorros, urubus. O grupo dos micro-vetores como as bactérias, os fungos e vírus são considerados de grande importância epidemiológica por serem patogênicos e, conseqüentemente, nocivos ao homem.

Estes vetores são causadores de uma série de moléstias como diarréias infecciosas, amebíase, febre tifóide, malária, febre amarela, cólera, tifo, leptospirose, males respiratórios, infecções e alergias, encontrando no lixo um dos grandes responsáveis pela sua disseminação.

A leishimaniose, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das seis doenças infecciosas e mais perigosas vê a sua transmissão favorecida pelo acúmulo de lixo nos terrenos baldios e lixões que são locais extremamente favoráveis à reprodução e desenvolvimento do mosquito transmissor.

Outra enfermidade bastante conhecida dos brasileiros é a dengue. Transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, a doença pode levar à morte. As larvas reproduzem-se principalmente em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas e outros locais onde a água da chuva fica acumulada. O sistema de coleta de lixo deve ser visto como uma medida preventiva, pois impede o acúmulo desses tipos de materiais próximos a população.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) 5,2 milhões de pessoas, entre elas quatro milhões de crianças menores de cinco anos, morrem a cada ano devido a enfermidades com os resíduos sólidos.

ECO-92



ECO-92
Conforme publicação do IBGE em 1992 foi Realizada no Rio de Janeiro, a segunda Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (que ficou conhecida como Eco-92) teve como um de seus resultados a formulação de documentos muito importantes. Porém, muitos dos termos desses documentos ainda não foram colocados em prática.
Porém de todos os mencionados destaco, um, como exemplo para a apreciação dos nos

Raiz Ecologia


A ecologia é a ciência que estuda os seres vivos e o meio ambiente, dividem-se em várias partes, tais como a Auto-ecologia, a Demo ecologia e a Sinecologia.
Falando assim, fica parecendo que esta parte não nos pertence e que devem ser deixada para os cientistas e estudiosos e que nós nada temos a ver com isso.
Errado, todos nos, com ou sem estudos, formados ou não, precisamos nos familiarizar com o sistema ecológico a fim de proteger e preservar a natureza e ao meio ambiente.
De que maneira você vem levando sua vida?
O que tem feito para preservar a Mãe natureza?
Como você vem  tratando o meio ambiente?
Que destino você dá a seu lixo domiciliar?
Você tem habito de chupar uma bala e jogar o papel pela janela do carro?
Voce costuma beber refrigerantes na praia e jogar sua latinha na areia?
Talvez sejam poucos os seres humanos que tenham as respostas positivas a estas perguntas, mas, vale realmente a pena respondê-las, pois se você age desta forma, já parou para pensar  Como será sua vida daqui a dez anos?
Como será o futuro da Terra que você esta ajudando a construir para seus filhos e netos?
Saiba que as respostas estão em você e aí, cabe bem o senso de ecologia humana o amor e o respeito a natureza e ao próximo.
Esta conscientização deve ser iniciada nas salas de aula, dentro de nossas residências na educação de nossos filhos e netos.

Somos nós, os seres vivos quem alteramos permanentemente o meio ambiente em que vivemos, e podemos escolher se pretendemos alterá-los para melhor ou para pior.
A natureza nos dá o que ela recebe.
Se plantarmos uma semente, ela nos dá o fruto saboroso daquela semente plantada.
Se agredirmos ela responde com fúrias, Sim!
  
A natureza também tem seus acessos de fúria!
E, quando isso acontece, sai da frente!
Um exemplo dessa força da natureza são os furacões, terremotos, vulcões, tsunami, enchentes etc.
E somos-nos quem as provocou com o desrespeito a mesma.
Por isso, repito a ecologia não deve fazer parte apenas da vida dos cientistas, mas de todos nos que vivenciamos no Mundo Terra!
Pense consigo mesmo fale com você!
Se questionem!
Como posso ajudar? Comessem dando o seu exemplo!
Cada um, fazendo a sua parte, independente do vizinho, se ele faz ou não.
Preservar e cuidar da natureza também é amar ao próximo!
É amar a vida!
É pensar no futuro de nossos entes queridos!
É viver dignamente melhor!
Pedro Pomin Neto
Tec.Sanitarista/Petrópolis RJ