Postagens

Levando Jesus às Nações!

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Biodiesel

O biodiesel é um biocombustível líquido considerado uma fonte de energia renovável, que substitui o uso de combustíveis fósseis.
É produzido a partir de fontes vegetais ou animais. Por isso, é um produto natural e biodegradável com baixo teor poluente. Representa uma alternativa para substituir os combustíveis derivados do petróleo, os quais são poluentes.

Ele é usado sobretudo, na área dos transportes, como combustível em automóveis, caminhões, tratores, substituindo o óleo diesel, um dos mais poluentes.
Também é usado na geração de calor e eletricidade. Isso porque os biocombustíveis são produzidos através da energia da biomassa. O biogás e o bioetanol também são exemplos de biocombustíveis.

Produção de Biodiesel

O biodiesel é composto por ésteres e óleos de origem vegetal, como o óleo de girassol, soja, canola, mamona, algodão, dentre outros.
A produção de biodiesel é realizada mediante a mistura de óleo vegetal ou gordura animal em metanol ou etanol, na presença de um catalisador. Esse processo é chamado de transesterificação.
Os óleos e as gorduras são constituídas, principalmente, por triglicerídeos. Os triglicerídeos possuem três longas cadeias de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerina.
Ao reagir com o álcool (metanol ou etanol), as três cadeias de ácidos graxos desligam-se da glicerina e dão origem a uma molécula de biodiesel.