Postagens

Levando Jesus às Nações!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Poluição Radioativa



Poluição radioativa - a energia nuclear é uma das alternativas para se garantir o abastecimento de energia nos próximos anos. A energia é obtida por fissão nuclear, onde os núcleos atômicos são bombardeados por certas partículas e se partem, liberando a energia que armazenam. O grande perigo são os resíduos, o lixo atômico, a resistência dos materiais dos reatores. A poluição radioativa provoca morte imediata, deformações congênitas e câncer, dependendo da intensidade e tempo de exposição.

Poluição Radioativa
Para que se fale em poluição radioativa, devemos primeiramente definir radiação.
Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífera, luminosa etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios beta, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros, já que se tratam de ondas eletromagnéticas.
O contato contínuo à radiação causa danos aos tecidos vivos, tendo como principais efeitos a leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos etc.
Assim, poluição radioativa é o aumento dos níveis naturais de radiação por meio da utilização de substâncias radioativas naturais ou artificiais.
A poluição radioativa tem como fontes
  • substâncias radioativas naturais: são as substâncias que se encontram no subsolo, e que acompanham alguns materiais de interesse econômico, como petróleo e carvão, que são trazidas para a superfície e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades mineratórias
  • substâncias radioativas artificiais: substâncias que não são radioativas, mas que nos reatores ou aceleradores de partículas são “provocadas”.
A fonte de poluição radioativa predominante é a natural, pois a poluição natural da Terra é muito grande, decorrente do decaimento radioativo do urânio, do tório e outros radionuclídeos naturais.
Finalmente, devemos lembrar que a poluição radioativa provém principalmente de: indústrias, medicina, testes nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, minerações, energia nuclear, acidentes radiológicos e acidentes nucleares.
Por último podemos observar que em qualquer dos tipos acima expostos, a poluição pode ocorrer principalmente por meio de:
  • Agentes bacteriológicos: tendo como causas esgotos e adubos, e consistindo na contaminação por bactérias, vírus e outros micróbios portadores de doenças
  • Agentes químicos: tendo como causas óleos, inseticidas, detergentes sintéticos, adubos químicos e esgotos, e consistindo na contaminação por meio de elementos químicos que podem destruir a fauna e a flora
  • Agentes físicos: tendo como causas erosão, húmus, vegetação e a própria atividade humana, resultando alteração da cor, gosto, cheiro e temperatura da água
  • Partículas radioativas: caracterizada pela presença de materiais radioativos das centrais ou explosões nucleares.
Poluição Radioativa
Desde o início da era atômica, as centenas de experiências com material nuclear têm jogado quantidades enormes de resíduos radioativos na atmosfera. As orrentes de ar, por sua vez, se encarregam de distribuir este material para todas as regiões da Terra. Com o tempo, a suspensão é trazida para o solo e para os oceanos, onde será absorvida e incorporada pelos seres vivos.
Além da liberação direta de material radioativo, existe o grave problema do lixo atômico, produzido pelas usinas nucleares, que apresenta uma série de dificuldades em seu armazenamento.
O estrôncio-90 radioativo liberado por vazamentos ou explosões nucleares pode causar sérios problemas quando assimilado. Uma vez na corrente sangüínea, ele é confundido com o cálcio (ver a distribuição ambos na tabela periódica) e absorvido pelo tecido ósseo, onde será fixado. Agora fazendo parte dos ossos, ele emite sua radiação e acabará por provocar sérias mutações cancerígenas nos tecidos formadores de sangue encontrados na medula óssea.
Principais elementos radioativos
  • IODO 131
  • PLUTÔNIO 239
  • ESTRÔNCIO 90
  • URÂNIO
  • COBALTO
  • CÁLCIO

A nova Lei dos sacos plásticos


A nova Lei dos sacos plásticos e algumas preocupações a respeito.






Ao mesmo tempo em que compreendo perfeitamente o ponto de vista que se refere a proibição das sacolas plásticas nos supermercados, me preocupo com o lado que envolvem as pessoas que ainda não tem conscientização e muitas delas , condições financeiras para comprarem seus sacos apropriados para o lixo e provavelmente jogarão os mesmos nas encostas, rios e etc, causando um grande dano ao meio ambiente e a saúde de todos nos com a proliferação de microvetores e macrovetores, conforme alguns exemplos relacionados abaixo para o conhecimento de todos os amigos leitores.
(Tempo de Sobrevivência de microvetores no lixo).



Cabe salientar que, os vetores quando em contato com o homem, são responsáveis pelo surgimento de doenças respiratórias, epidérmicas, intestinais e outras enfermidades lesivas e até letais, como a cólera, o tifo, a leptospirose, a pólio e etc.


Quanto aos macrovetores que habitam no lixo, o que oferece maior risco ao homem e ao meio ambiente
são os ratos, as moscas e as baratas .
O aumento da população de ratos, por exemplo, pode assumir níveis assustadores devido à natureza reprodutora destes roedores que, somada as condições especiais que o lixo oferece, ou seja, disponibilidade acentuada de alimentos, água e esconderijo, lhe dá todas as vantagens necessárias para a formação de uma grande família.
A tabela a seguir mostra algumas características de representantes dos gêneros da família Muridai, Equinimidai e cricetidai.


Características de alguns roedores:





Amigos, este é apenas um pequeno resumo de muitos outros inúmeros problemas que a falta de acondicionamento correto de nossos lixos podem causar a cada um de nós e ao meio ambiente “(Nossa linda Natureza)”!


Fica o Alerta!


Pedro Pomin

Sacos Plásticos solução ou problema?


Recebi a Carta Aberta do Amigo “Carlos Alberto Salgueiro”, que disponibilizou para postagem neste Blogue, convido a todos a ler e quem desejar faça seu comentário.

Pedro

Carlos Alberto Salgueiro
Engenheiro.

Foi;
- Coordenador de Defesa Civil do Município de Petrópolis
- Coordenador de Meio Ambiente de Petrópolis
-Diretor (TRÊS DIRETORIAS) da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP)
-Presidente da Comissão Para a seleção de área para destino final dos resíduos sólidos do Município de Petrópolis.
-Desenvolveu e participou da construção do Incinerador Pirolítico para resíduos da área de saúde
- Viagens aos EUA para seleção e desenvolvimento de soluções para destino final de resíduos Urbanos.
-Viagem a Israel para visita a aterros sanitários e Logísticos de Transporte de residuos.


Sacos Plásticos solução ou problema?


A aproximadamente um mês fiquei sabendo da nova lei estadual que proibirá no espaço de tempo de um a três anos o uso das sacolas plásticas nos supermercados.
Meu grande questionamento é se esta idéia partiu de pessoas realmente envolvidas na vida diária do povo e que sabem para que sejam usadas estas sacolas.

O plástico como sabemos é um dos materiais que mais demora a se degradar no meio ambiente. Por este motivo temos soluções e problemas com ele. Não poderíamos mais viver no atual nível de desenvolvimento se não fosse a matéria plástica. Porem, o uso irresponsável também traz inúmeros problemas. Não só o da matéria plástica.

Estas sacolas plásticas agora condenadas a extinção, são muito importantes para a população e também para o poder publico. Visando o lado da população servem para levar a alimentação do supermercado para suas casas de uma forma barata, inteligente e segura minimizando o espaço ocupado como também transportar o lixo das suas casas até o local de coleta que o levará ao destino final. Para o poder publico e diretamente para a população serve para facilitar e aperfeiçoar a coleta do lixo evitando doenças e acidentes. Tudo isto se aproveitando de uma forma muito inteligente a sacola plástica fornecida principalmente nos supermercados.

Então pergunto: seria isto um lobby dos supermercados para ganhar mais vendendo também embalagens para os clientes? Seria isto um ato para o estado receber mais impostos vendendo um novo produto para a população? Seria um ato de pessoas totalmente desligadas da realidade do cotidiano? Ou seriam radicais do meio ambiente que tem a visão somente pontual de foco curto do problema?

Como um lobby de empresas, fico impressionado como poderiam pessoas responsáveis aceitar isto. Como advindo do poder publico para faturar mais impostos acredito ser possível. Como engendrado por um grupo de pessoas desligadas da realidade do cotidiano julgo bastante possível, pois as quantidades de burocratas que nada fazem alem de atrapalhar a vida do brasileiro são em numero astronômico. Como radicais do meio ambiente também acho provável, porem, tenho certeza que em um simples raciocínio teriam chegado a conclusão que só atrapalhariam e onerariam a vida da população pois a SACOLA PLASTICA continuaria a existir. E pior, o que seria feito com o lixo que é gerado nas favelas e em locais de difícil acesso?

O povo de baixa renda vai passar a comprar SACOS PLASTICOS para evitar jogar pela janela seu lixo?

Porem agora após a lei sancionada resta a nós resolvermos problemas criados por qualquer um destes grupos.
Para as pessoas que se locomovem de ônibus e tem baixo poder aquisitivo e também trabalham fora de suas casas como será a forma de transportar o alimento para suas casas e o lixo para a lixeira? Comprarão sacas que deverão ir e vir para o supermercado e com que material? Como juntarão o lixo em suas casas e o transportarão até a lixeira coletora? Terão agora mais uma despesa comprando SACOS PLASTICOS que irão da mesma forma para o aterro ou outro destino final porem agora regiamente pagas?

Terão os inventores desta lei solução em que os povos sofridos não tenham que desembolsar mais dinheiro comprando mais coisas que recebiam quase que de graça?
Terá o poder publico que ir até todos os lugares geradores de lixo com SACOS PLASTICOS para coletar o lixo casa a casa ou retira-lo das encostas ou das ruas? Como ficará a vida desta população com o grande risco de deslizamentos e de doenças geradas pelo lixo que ficará depositado em locais impróprios?

Cabia sim no lugar desta lei o estado investir em EDUCAÇÃO para evitarmos a colocação destas SACOLAS E SACOS PLASTICOS em local não apropriado e a adoção de uma política técnica e responsável para que tenhamos uma solução ambiental correta.

Carlos Alberto Salgueiro
Engenheiro.

Castiçal de garrafa pet


Uma ótima dica de enfeite barato para a decoração da ceia de Natal é este castiçal feito com garrafa plástica (pet) para colocar suas velas.
Material necessário:


  • 1 garrafa de refrigerante (pet) branca;
  • lixa de gramatura 320;
  • tesoura;
  • estilete;
  • tinta dourada dimensional;
  • canetinha colorida.


Modo de fazer:
  1. Limpe a garrafa pet, e recorte o fundo, depois recorte a tampa em torno de 10 centimetros abaixo da tampa (como mostra a figura);
  2. Lixe as rebarbas;
  3. Na borda do fundo, recorte detalhes como na figura e aplique a tinta dimensional;
  4. Contorne com a canetinha;
  5. Repita esse mesmo processo com a parte de cima.
  6. Agora recorte o miolo da parte do fundo da garrafa, do tamanho da boca e encaixe os dois, formando o corpo do castiçal, remende a junção com cola, e enfeite.

  1.  

  1. Atenção!: ao utilizar o castiçal como porta vela, não se esqueça de colocar água no recipiente, pois a garrafa pet derrete quando colocada sob o calor do fogo.