Postagens

Levando Jesus às Nações!

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

2 Reciclagem de Vidro

Os vidros, já separados e lavados, são triturados e transformados em cacos de tamanho homogêneo. Nas indústrias recicladoras ou indústrias vidreiras os cacos são aquecidos à temperaturas altíssimas, acima dos 1300°C. O material se funde e fica pronto para a última etapa, a modelagem. O vidro derretido é maleável e pode assumir diferentes formas, originando novos produtos como garrafas, potes, copos, etc.
Existem alguns tipos de vidros que não são recicláveis, como os espelhos, vidros de automóveis, vidros de janelas e box de banheiro, lâmpadas e utensílios de vidro temperado. Geralmente não existem tecnologias para a reciclagem destes vidros, ou as tecnologias estão em desenvolvimento ou o processo é muito trabalhoso e não é vantajoso economicamente. Todos os demais tipos de produtos podem ser reciclados, como garrafas de bebidas, potes de produtos alimentícios, frascos em geral (molhos, remédios, perfumes) e outros.
A reciclagem do vidro tem benefícios ambientais, sociais e econômicos. Contribui para a preservação ambiental, pois reduz a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários ou descartados no meio ambiente e diminui a quantidade de matéria-prima extraída da natureza. Além disso, a utilização de cacos na fabricação do vidro reduz o tempo de fusão, o que leva a uma redução significativa no consumo de água e energia. Além disso, a reciclagem do vidro contribui para a geração de emprego e renda.
reciclagem de vidro no Brasil cresce a cada ano. Atualmente, cerca de 40% do vidro produzido é reciclado. O país produz em média 980 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, utilizando cerca de 45% da matéria-prima na forma de cacos de vidros. Mas toneladas de vidro ainda são depositadas todos os anos nos aterros e lixões. A Alemanha e a Suíça estão entre os países que mais reciclam o vidro.