Postagens

Levando Jesus às Nações!

sábado, 18 de maio de 2019

Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas são alterações do clima em todo o planeta. Em outras épocas o aquecimento tinha causas naturais, mas hoje se sabe que é produzido pelas atividades humanas e suas consequências são irreversíveis.

Resumo

O clima corresponde ao conjunto das características da atmosfera durante um certo período e numa certa região. Compreende as temperaturas médias, a quantidade de chuvas, a umidade do ar, entre outros aspectos.
As mudanças climáticas estão relacionadas às alterações do clima em nível global, ou seja, em todo o planeta e podem ser causadas tanto por alterações naturais (glaciações, mudanças na órbita terrestre, etc), como pela ação humana.
Os combustíveis fósseis largamente usados em diversas atividades humanas intensificaram bastante o aquecimento global e suas consequências são, em grande parte, irreversíveis para a vida na Terra.
O investimento nas energias renováveis é desse modo fundamental, uma vez que substitui os combustíveis fósseis e seria a melhor forma de controlar as emissões dos gases de efeito estufa.

Causas das Mudanças Climáticas

Desde a Revolução Industrial que houve um aumento significativo na queima dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural, entre outros). Com isso também se tornou crescente a quantidade de dióxido de carbono lançada na atmosfera.

Efeito Estufa

O dióxido de carbono é proveniente da queima dos combustíveis usados em diversas atividades cotidianas, por exemplo, nas indústrias, nos transportes, no aquecimento das casas. Além dele há outros gases que provocam o chamado efeito estufa.
Grande parte desses gases de efeito estufa se acumulam na superfície terrestreamplificando um fenômeno que ocorre naturalmente. Em outras palavras, o efeito estufa retém grande parte do calor proveniente da radiação solar mantendo a superfície terrestre aquecida, mas com o agravamento da situação essa situação se torna extrema.

Aquecimento Global

Com a crescente emissão de gases poluentes para a atmosfera, o efeito estufa se intensificou provocando o aumento da temperatura média da atmosfera terrestre, que se chama Aquecimento Global.
Durante muito tempo se questionou se o aquecimento do planeta era provocado pela ação humana ou um fenômeno natural. No entanto, estudos científicos confirmaram que as atividades humanas contribuem significativamente para o aquecimento global.
A situação é considerada irreversível e seus efeitos devem ser sentidos nos próximos séculos ou até milênios. Isso aponta para a necessidade de uma mudança de atitude imediata para a redução das emissões dos gases de efeito estufa.
Entenda as relações e diferenças entre o Efeito Estufa e o Aquecimento Global.
Saiba tudo, leia também:

Consequências das Mudanças Climáticas

Grande parte do calor também é absorvido pelos oceanos provocando a acidificaçãodo mesmo e ameaçando gravemente a biodiversidade marinha. Outro efeito conhecido é a elevação do nível do mar, devido ao derretimento das calotas polares, afetando cidades litorâneas e ilhas.
Os animais marinhos que vivem em regiões polares também sofrem com as mudanças climáticas, como vem acontecendo o pinguim e o urso polar. Além disso, existe a teoria de que as mudanças climáticas contribuíram com a extinção do mamute.
As consequências podem ser sentidas no nosso cotidiano, se olharmos nos noticiários veremos que tem se tornado cada vez mais frequentes os desastres naturais, tais como tornados, furacões, tempestades, inundações, ondas de calor e secas.
Também é referida como consequência os impactos na agricultura, afetando diretamente a alimentação e a vida da humanidade. O aumento da temperatura deve produzir uma redução da produtividade, gerando com isso o aumento das migrações e de conflitos resultantes dos períodos mais secos.