Postagens

Levando Jesus às Nações!

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Aranha Pernas ninjas

No panteão dos superpoderes, normalmente não colocaríamos “superpernas” no topo. À primeira vista, parece bastante improvável que isso seja útil.
Mas, na realidade, pernas de aranha têm uma série de adaptações incríveis. Elas são projetadas para permitir que os animais façam coisas como rastejamento, escalada, deslizamento e muito mais.
Pular, nem tanto. Isso é mais o domínio de insetos como grilos e gafanhotos. E é por isso que é ainda mais surpreendente que a aranha conhecida como Portia pode catapultar-se sobre uma presa.
Ela pode lançar-se até 50 vezes o seu próprio comprimento de corpo (se você pudesse fazer isso, poderia pular cerca de 90 metros!).
Isso é mais longe do que a maioria dos gafanhotos pode pular. E essa capacidade nem sequer decorre de músculos excepcionalmente fortes da perna. Em vez disso, essas aranhas têm pernas com poder “hidráulico” que lhes lançam como pistões.
Outra incrível capacidade de pernas de aranha é da tarântula, que a lógica ditaria que são demasiado grandes para fazer coisas como subir uma parede. No entanto, esses animais possuem micro órgãos produtores de fio na parte de baixo dos seus pés, que podem disparar pequenas quantidades de teia que ajudam as aranhas a aderir a quase qualquer superfície, incluindo vidro.