Postagens

Levando Jesus às Nações!

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

2 Reciclagem de Papel

O processo de reciclagem do papel começa pela seleção do material, com a separação do material que será utilizado para ser colocado em contentores que irão gerar fibras novas para produção de papel a partir das fibras velhas. Normalmente as fibras recicladas são misturadas a pastas de refinador com fibras virgens. Essa nova mistura de pasta de celulose é submetida a um processo de refinamento e depuração onde o novo papel irá ganhar mais resistência e qualidade. Neste processo são retirados excessos de materiais contaminantes para o papel reciclado. Ao final a pasta é levada para a secagem e formatação. Após esse processo a reciclagem do papel se conclui e o novo material poderá novamente ser introduzido ao mercado consumidor.
Desta forma, quando reciclamos o papel ou o compramos reciclado estamos contribuindo para que menos árvores sejam cortadas para a produção de papel. Outro benefício da reciclagem do papel é a redução no uso de água e de energia para a fabricação de papel reciclado quando comparado às quantidades destes mesmos recursos utilizados na produção de papel virgem. Ao reciclar passamos a utilizar os recursos naturais de maneira mais responsável e sustentável.
Esta prática possui também um importante impacto na economia, pois impede o acúmulo de papeis em aterros sanitários, contribuindo para a redução de resíduos sólidos, diminuição de impactos negativos no solo e, consequentemente, diminuição da poluição.
Além da importância ecológica e econômica a reciclagem também tem um caráter social, pois significa geração de emprego, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel. Estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados mais empregos do que na produção do papel de celulose virgem, uma vez que na reciclagem existem os processos de coleta, triagem e classificação dos materiais.