Postagens

Levando Jesus às Nações!

sábado, 5 de janeiro de 2019

Os cupins

Os cupins são insetos conhecidos por nós pelo hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose, atacando por esta razão papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro material derivado deste composto (polímero).
Os cupins existem na Terra há muito mais tempo que o próprio homem, sendo que restos fossilizados deste insetos já foram encontrados em formações geológicas datadas de 55 milhões de anos. Durante todo este período, os cupins têm desempenhado um papel fundamental no meio ambiente, na decomposição de matéria orgânico ao solo, contribuindo para a incorporação de nutrientes e fertilidade do solo.

No entanto, desde que o homem começou a construir habitações ou estruturas de madeira, é que se conhecem os danos causados por este inseto. A própria denominação "cupim" é mais antiga que o Brasil, tendo sua origem na língua Tupi e significando "montículo", em referência ao formato do ninho de uma determinada espécie de cupim encontrado no interior do Brasil.
De acordo com o Dicionário Aurélio, podemos encontrar os seguintes sinônimos da palavra cupim, em Português: térmita, térmite e itapicuim, este último utilizado na região Amazônica do Brasil. A denominação térmita, por sua vez, é originada do latim "Termes" e era utilizada pelos romanos ao se referirem ao "verme da madeira", seu significado em latim, dada a aparência que os mesmos apresentam quando infestando uma estrutura de madeira.
É interessante frisar, porém, que existem muitas espécies de cupins e sua fonte de alimento pode variar bastante - existem cupins que comem raízes de plantas ou fungos, por exemplo. Desta maneira, é importante saber identificar a espécie a ser controlada, diferenciando cupins que não causam prejuízos ao homem (úteis na manutenção da cadeia alimentar na natureza) dos cupins que causam danos ao patrimônio privado, histórico ou cultural do homem.
O texto que apresentamos aqui procura ajudá-lo na identificação dos cupins e dos danos que causam, contribuindo para que encontre uma solução para os eventuais casos de ataque. Conforme comentamos, existem muitas espécies de cupins que podem ser agrupados de diferentes maneiras. Como o próprio nome indica, os cupins de madeira seca são os cupins que fazem o ninho na madeira seca, ou seja, a colônia encontra-se na madeira seca que, ao mesmo tempo, serve de abrigo e de alimento.

Instruções para descupinizaçao 
- Limpeza com pano úmido (quase seco), ou passar lustra-moveis , após 3 horas;
- Afastar crianças, animais domésticos e pessoas alérgicas por um período mínimo de 24 horas (em caso de serviço na totalidade da residência ou comercial); em uma área menor, somente este local devera ficar isolado por 24 horas;
- Pessoas sem os problemas acima mencionados poderão dormir no local, embora possa existir um pouco de cheiro. O incomodo varia de pessoa para pessoa;
- Esvaziar totalmente os armários que serão tratados;
- Locais com pintura ou sinteco recente não poderão ser executados serviços de descupinizaçao na totalidade da residência/comercial, somente após 30 dias;
- Cobrir ou retirar objetos de acrílico;
- Manter portas fechadas por 1dia, para evitar inchaços na madeira;
- Em caso de grande serviços, retirar plantas ornamentais do ambiente interno;
- Retirar tapetes quando a aplicação for no piso;
- Retirar molduras dos espelhos e quadros;
- Sofás: cliente terá responsabilidade de retirar e colocar a forração;
- Sauna: devera ficar arejada com a porta aberta; utilizar somente após 10 dias de tratamento;
- Piano:possibilidade de desafinar;
- Pisos ou armários encerados: avisar que existe a possibilidade de machar ou escorrer a cera. As manchas sairão após nova aplicação de cera;
- Deixar o local arejado por período de 6 horas;
- No período de 6 horas utilizar o ar-condicionado do ambiente tratado somente na ventililaçao;
- Limpeza com sabão ou algum produto químico, após 72 horas;
- Limpeza Com pano úmido (quase seco) nos armários tratados após no mínimo 3 horas
- Em caso de grandes serviços, retirar plantas ornamentais do ambiente interno;
- Quando for serviço em jardineiras ou arvores: não regar por 2 dias. 

Traças

Pelo nome comum de traça são listados alguns grupos de insetos, variando desde espécies de tisanuros (traças dos livros) até lepidópteros (insetos da mesma ordem das borboletas e mariposas) que atacam grãos armazenados e roupas, sendo chamadas de traças das roupas. 

As traças das roupas pertencem à Ordem Lepidoptera, particularmente à família Tineidae, e são microlepidópteros que atacam roupas de lã, tapetes, peles de animais, etc. As formas jovens destas traças são lagartas e, em algumas espécies, como a Tineola uterella Walsingham, podem ficar protegidas por um estojo chato em forma de losango, sendo encontradas aderidas a superfícies tais como paredes, móveis, etc. Este estojo, aberto em ambas as extremidades, permite a movimentação da lagarta, nas superfícies em que está aderida. Não é raro encontrarmos pragas de produtos armazenados em nossa casa. Poucas pessoas sabem porque o problema aparece, ou como identifica-lo. 
Muitas destas pragas são transportadas através de produtos que já vem infestados da loja. Outras aparecem quando armazenamos produtos suscetíveis ao seu ataque por um longo período. 
Encontrar repetidamente o mesmo inseto em casa é uma boa indicação de que temos um problema com uma praga dos produtos armazenados. Estas ocorrem geralmente na cozinha ou dispensa.

Reconhecer a praga ajuda a elimina-la ou pelo menos, descobrir onde está o foco. 
As traças dos produtos armazenados são encontradas em armários onde são guardados os produtos alimentícios. Elas são mais comumente encontradas em farinhas, achocolatados, chocolates, leite em pó, frutas secas, bolachas em geral, rações de animais (aves, cães e gatos) e numa variedade de grãos. 
CONTROLE – Ao encontrar o foco, este deve ser eliminado. Caso a infestação esteja alta, com traças ocorrendo nas frestas dos armários, ou outros esconderijos, uma empresa controladora de pragas deve ser contactada. 
Várias espécies de besouros (carunchos) podem ser encontradas alimentando-se de produtos de origem animal e vegetal, entre eles, os produtos armazenados. Entre estes últimos, citam-se o leite em pó, diversos grãos, macarrão, frutas secas, entre outros.

Traças - Curiosidades
Traças dos Livros

MASCOTE DA FAMÍLIA
Espécies do gênero Lepisma podem viver de dois a três anos e meio enquanto espécies de Ctenolepisma apresentam uma longevidade de 7 a 8 anos, ou seja, as traças podem fazer parte da família por um bom tempo.

NOVOS VIZINHOS
As traças podem botar de 1000 a 3500 ovos durante sua vida depositando dois a três ovos por dia.

DIETA PREFERIDA
Lenço de papel e papel celofane fazem parte da dieta preferida da traça, enquanto papel jornal ou papel de embrulho são os menos preferidos. No entanto, o manjar dos deuses para as traças são as letras douradas de livros encadernados.

ÁGUA, NEM MORTA
Algumas espécies de traça, tais como a Ctenolepisma longicaudata, nunca bebem líquido, retirando a água através de oxidações metabólicas dos alimentos que consomem.

Instruções de serviço contra traças 
- Esvaziar armários e estantes onde se verificou o problema.Os armários serão pulverizados por dentro e por trás,bem como as paredes;
- Afastar crianças, animais, gestantes e pessoas idosas por um período de 6 (seis) horas. Pessoas alérgicas, asmáticas ou muito sensíveis afastar por no mínimo 24 (vinte quatro) horas;
- Retirar bomba de aeração por no mínimo de 6 (seis) horas ou cobrir o aquário pelo mesmo período;
- A limpeza com água e sabão, so devera ser feita após 24 (vinte e quatro) horas;
- Deixar o ambiente bem arejado, com portas e janelas abertas;
- Locais com pintura e/ou sinteco recentes não poderão ser executados serviços de dedetizaçao, somente após 30 (trinta) dias;
- A pessoa que acompanhar o serviço, devera afastar-se do local por período mínimo de 2 (duas) horas, para total secagem do local.