Postagens

Levando Jesus às Nações!

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Aranha Facas no lugar de presas

Gafanhotos, besouros e aranhas todos têm algo em comum: fazem “creck” quando você os esmaga. Isso porque são cobertos de quitina. Insetos, aracnídeos, crustáceos e muitas outras criaturas têm exoesqueletos compostos por este material, que é algo equivalente aos nossos ossos, só que do lado de fora.

Para matar uma presa, a aranha tem que passar por essa armadura. E uma vez que as aranhas são compostas do mesmo material, suas presas também são feitas de quitina, o que é um problema. Para perfurar um objeto, sua lâmina tem que ser mais resistente do que a substância que você quer atravessar. Os cientistas, se perguntando como as aranhas lidavam com esse dilema resolveram estudar as presas da armadeira brasileira, um dos aracnídeos mais mortais do mundo.
A análise química e de raios-X revelou que as presas desse animal possuem átomos de metal dispersos, principalmente de cobre, magnésio, ferro e zinco. Os metais se acumulam durante a vida das aranhas, o que significa que as mais velhas têm presas mais duras.
Biometais em insetos não é uma coisa nova; formigas cortadeiras têm uma pequena percentagem de zinco em suas mandíbulas, por exemplo. Mas, surpreendentemente, quase nenhuma quitina foi encontrada nas pontas das presas das armadeiras. Elas eram compostas quase que inteiramente de metal.
Ou seja, armadeiras literalmente evoluíram agulhas hipodérmicas como presas. Elas possuem lâminas de injetar veneno em seus rostos, metalicamente reforçadas. Fuja!