Postagens

Levando Jesus às Nações!

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia da Terra




O Dia da Terra foi criado em 22 de abril de 1970 quando o então Senador americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
Naquela data, mais de 20 milhões de pessoas nos EUA se engajaram imediatamente para manifestar a sua preocupação com a degradação ambiental.
A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países ao redor do mundo e a sua comemoração vem se tornando um evento internacional.



  • No dia 22 de abril comemora-se o 40º aniversário do Dia da Terra.

  • Na verdade, a data serve para lembrar de acordar os sentidos, abrir a mente e ampliar a consciência para mudar atitudes.
  • Milhares de movimentos estão ocorrendo em todo o mundo, e selecionamos alguns para você ficar por dentro e – se quiser – engajar-se.

  • Aproveite a mobilização e reflita: o que VOCÊ pode fazer?

  • Adote: Reduzir, Reutilizar, Reparar, Reciclar e Repensar

    Faça ecoturismo ou turismo comunitário/solidário

    1 - No aniversário, em lugar de presentes peça alimentos para doar.

    2 - Não regue o gramado (embora fique ressecado em épocas de seca, se recupera com a primeira chuva).

    3 - Use a vassoura com mais frequência que o esguicho - lave quintais e calçadas só esporadicamente.
    4 - Use vinagre e bicarbonato de sódio na limpeza da casa em lugar de produtos de limpeza agressivos.

    5 - No calor, feche as janelas da casa de dia e abra-as à noite para manter a temperatura do ambiente mais agradável.
    6 - Compre vegetais da época e da região.

    7 - Use vinagre em lugar de amaciante de roupas (o amaciante é poluente).

    8 - Evite comprar produtos com embalagens desnecessárias.

    9 - Coma menos carne e mais vegetais (a produção de carne vermelha consome muito mais água e emite muito mais gases de efeito estufa).
    10 - Deixe livros nos bancos de praças para que sejam passados adiante.

    11 - Compre em sebos, brechós ou mercados de pulga, até mesmo pela Internet.
    12 - Leve uma vida mais simples – possua menos, consuma menos e conscientemente.

    13 - Seja solidário, doe algumas horas por mês a trabalhos voluntários.

    14 - Dê e pegue caronas apenas com pessoas conhecidas ou na companhia de amigos, ande mais a pé.
    15 - Evite ir ao supermercado com fome voce ira consumir muito mais se estiver com fome.

    16 - Compre alimentos em feiras livres, de preferência direto do produtor.

    17 - Dê preferência a produtos feitos artesanalmente, em pequena escala, valorizando a cultura ou a culinária locais.

  • Estes são somente alguns exemplos de como obter grandes resultados com pequenos gestos. Comece por você, dê o exemplo, não espere os outros (governo, empresas, etc.) agirem primeiro!

  • A data, que em 1970 simbolizou o nascimento do movimento ambientalista nos Estados Unidos, levou à criação da Agência de Proteção Ambiental daquele país, um órgão federal com status de ministério. No Brasil, somente em 1985 foi criado o Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e em 1992 passou a existir o Ministério do Meio Ambiente (MMA), como hoje o conhecemos.

Fonte:
Parabenizamos, divulgamos e agradecemos as fontes pesquisadas na Internet


No Dia da Terra, ambientalistas advertem sobre etanol



O uso de plantas comestíveis para a produção de combustível "causa danos ambientais e contribui para uma crescente crise global dos alimentos", advertiram nesta terça-feira (22), no Dia da Terra, dois ambientalistas em artigo publicado no jornal americano 'The Washington Post'.

Lester Brown, fundador e presidente do Instituto de Política da Terra, e Jonathan Lewis, especialista em clima e advogado da Clean Air Task Force (Força Tarefa Ar Limpo, em inglês) fizeram referência, no artigo, à "promessa fracassada do etanol".

"Pedimos ao Congresso que reconsidere os mandados de leis recentes que requerem o desvio de alimentos comestíveis para a produção de biocombustíveis", destacou o artigo. "Estes mandados tiveram a intenção de levar os Estados Unidos à independência energética e de diminuir a mudança climática global".

A administração do presidente americano, George W. Bush, apóia a legislação que estabelece metas para o uso crescente de combustíveis obtidos de cultivos como o milho, e empreendeu projetos com o Brasil e outros países para uma incorporação crescente de biocombustíveis.

Brown e Lewis lembraram que "a esperança do uso de alimentos comestíveis para o combustível de nossos veículos prometia uma estabilidade de preços para nossos fazendeiros, mais segurança nacional e a proteção do meio ambiente pelo uso de combustível mais limpo" do que os derivados de hidrocarbonetos.

"Porém, agora fica muito claro que os mandados de uso de cultivos para combustíveis conduzem a um crescente dano ambiental", acrescentaram. "O processo de produção cria vários subprodutos tóxicos e este uso dos cultivos aumentou os preços dos produtos agrícolas".

Por outro lado, "os mandados não reduzem nossa dependência do petróleo importado", afirmam os analistas. "No ano passado, os EUA queimaram quase um quarto de seu estoque anual de milho como combustível, e isto trouxe uma redução de apenas 1% no consumo de petróleo no país".(Fonte: JB Online)

Fonte .ambiente brasil

(pedro-pomin@oi.com.br)
Abraços
Pedro pomin Neto




Dia 22 de abril, foi comemorado os dia da Terra, eu deixei passar esta data propositalmente só para ver se alguém lembraria, mas tamanha foi minha decepção, pois ninguém disse nada e na internet, poucos, foram o que se lembraram de comentar também.

Há! Mas se fosse o dia dos namorados! Ninguém esqueceria!

Alguém já se esqueceu o dia do carnaval?

Jamais!

Mas o dia da Terra? Quem se lembrará? E para que?

A própria vida ensina o ser humano como se deve agir.

O descaso com nosso Planeta não está apenas nos lixos que jogamos em nossos rios e matas, mas esta também no que deixamos de fazer todos os dias para agradecer a mãe natureza e o que ela gratuitamente nos oferta.

O homem, assim como tudo que compõe o universo estão sujeitos às leis de causa e efeito, uma vês obediente a estas leis, todos atingirão seus objetivos, mas desprezando-a, da mesma forma, colheremos pelos descasos, pois as ações geram reações.

A preservação do meio ambiente e o amor ao Planeta esta cada vês mais escasso e as evoluções se confundem com as transformações do Planeta, transformações estas, muitas vezes para melhor, outras para pior e a espécie humana acaba por destruir ao invés de construir para um futuro melhor do Planeta Terra.

Sem educação ambiental um futuro lógico e provedor é de todo impossível.

O planeta Terra é um mundo de escolaridade que opera sobre nosso olhar as maravilhas da mãe natureza!

Feliz dia da Terra

Pedro Pomin