Postagens

Levando Jesus às Nações!

terça-feira, 27 de novembro de 2018

1 Reciclagem de Vidro

O vidro é um produto constante no nosso dia-a-dia. Ele está por todos os lados, nas janelas, portas, utensílios domésticos, embalagens, decoração, etc. O vidro pode ser reutilizado várias vezes para a mesma ou outra finalidade. Mas o que fazer com o vidro que não será mais utilizado? Reciclar é a melhor alternativa.
O vidro é infinitamente reciclável, pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas qualidades. Um material de vidro reciclado possui as mesmas qualidades que um fabricado com matérias-primas virgens. O vidro também é 100% reciclável, ou seja, não há perda de material durante o processo. Para cada tonelada de caco de vidro, uma tonelada de vidro novo é produzida. Por outro lado, para que a mesma quantidade de vidro seja produzida seriam necessárias 1,2 toneladas de matéria-prima.
A coleta seletiva é o primeiro passo para que o processo de reciclagem seja realizado. A maneira mais simples de separação dos resíduos é separar os materiais recicláveis dos não recicláveis. A coleta do material reciclável pode ser feita porta a porta pelo sistema de coleta seletiva da região, ou o material pode ser entregue diretamente às unidades de recebimento. O vidro coletado é encaminhado para as empresas responsáveis pela triagem, limpeza e comercialização de vidros. Nesses locais o vidro passa por um processo de separação, por tipo e cor, e por um rigoroso processo de limpeza, através do qual todas as impurezas, como tampas, gargalos de metal, papéis, restos de produtos químicos, etc. são removidas. Estes materiais causam danos ao processo de reciclagem e interferem na qualidade final do novo produto.