Postagens

Levando Jesus às Nações!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS


A EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS




Indubitavelmente, a escola é um espaço que favorece possibilidades para a construção de um trabalho sistemático e integrado com o alunado. Contudo, é preciso que esse espaço seja aproveitado de forma envolvente, participativa, representando um elo junto à comunidade a que está inserida.

A escola, por se tratar de um espaço de construção de conhecimento, formulação de conceitos e reflexão permanente, é, também, um fórum privilegiado para a abordagem das questões ambientais. As atividades desenvolvidas, entretanto, Deve ser reforçado o ganho social na implantação de ações que tenham como finalidade a qualidade ambiental.

Os professores são a peça fundamental no processo de sensibilização da sociedade referente aos problemas ambientais, pois buscarão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes sadios de conservação do meio ambiente e respeito à natureza transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro da sua e futuras gerações.

Considerando a escola como um dos ambientes com maior proximidade com os alunos, a compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a elas se darão a partir do próprio conteúdo cotidiano da vida escolar do aluno. O convívio escolar será o fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes.

As escolas municipais Francisco de Souza Júnior e Aproniano Mateus de Sá estão estruturadas em três turnos, totalizando 390 alunos matriculados, em turmas de pré-escolar a 8ª série do 1ºgrau, além da educação básica (alfabetização de jovens e adultos). A primeira foi fundada no ano de 1995 e conta com dez professores. A segunda é mais antiga, inaugurada na década de 70 e possui cinco professores.

As escolas atendem, em sua grande maioria, alunos da própria comunidade e adjacências. A estrutura familiar dessas crianças é muito carente, filhos de pequenos proprietários rurais, não desfrutando de uma vida confortável. Ao contrário, a história de vida dessas crianças denuncia grande sofrimento e carências o que implica numa falta de perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário