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domingo, 30 de março de 2014

O Lixo


O lixo é um dos mais sérios problemas sanitários e ambientais do mundo moderno. A falta de uma Política a nível nacional para os Resíduos Sólidos faz com que o Brasil deixe de ganhar, pelo menos, U$ 4,6 bilhões, todo o ano, por não reciclar o seu lixo.

Na zona rural a situação se agrava ainda mais, fazendo com que a população utilize rios e espaços a céu aberto para colocar seu lixo, acarretando uma série de doenças nos habitantes e poluição nos corpos hídricos e no solo. De uma maneira em geral, são as comunidades periféricas das metrópoles e as localizadas nas zonas rurais as que mais sofrem com o mau cheiro, condições de higiene e a degradação ambiental devido à proximidade com este tipo de resíduo.

Este artigo aborda, inicialmente, a problemática do lixo no que se refere a seus impactos no meio ambiente e na saúde pública, a importância da educação ambiental como um instrumento para sensibilizar a população quanto às conseqüências da sua disposição inadequada e, finalmente, relata uma experiência de educação ambiental nas escolas de uma comunidade rural do semi-árido brasileiro no enfrentamento do problema do lixo.

O estudo de caso baseia-se na comunidade rural de Mirandas localizada no município de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte a 296 Km de distância da capital Natal. Há uma elevada densidade demográfica com aproximadamente 226 famílias na comunidade. Esta comunidade faz parte da área piloto do PROASNE (Projeto de Águas Subterrâneas para o Nordeste do Brasil) que vem desenvolvendo uma série de ações de auto-sustentabilidade na localidade desde fevereiro de 2001.

Por considerarmos a aquisição de informações e conhecimentos um aspecto indispensável para a construção de uma nova visão de mundo capaz de orientar ações no sentido da sustentabilidade, foram desenvolvidas com as duas escolas da comunidade atividades que estimularam nos alunos uma compreensão dos problemas ambientais, em especial o lixo, em uma perspectiva de cidadania.
O lixo é um dos mais sérios problemas sanitários e ambientais do mundo moderno. A falta de uma Política a nível nacional para os Resíduos Sólidos faz com que o Brasil deixe de ganhar, pelo menos, U$ 4,6 bilhões, todo o ano, por não reciclar o seu lixo.
Na zona rural a situação se agrava ainda mais, fazendo com que a população utilize rios e espaços a céu aberto para colocar seu lixo, acarretando uma série de doenças nos habitantes e poluição nos corpos hídricos e no solo. De uma maneira em geral, são as comunidades periféricas das metrópoles e as localizadas nas zonas rurais as que mais sofrem com o mau cheiro, condições de higiene e a degradação ambiental devido à proximidade com este tipo de resíduo.

Este artigo aborda, inicialmente, a problemática do lixo no que se refere a seus impactos no meio ambiente e na saúde pública, a importância da educação ambiental como um instrumento para sensibilizar a população quanto às conseqüências da sua disposição inadequada e, finalmente, relata uma experiência de educação ambiental nas escolas de uma comunidade rural do semi-árido brasileiro no enfrentamento do problema do lixo.

O estudo de caso baseia-se na comunidade rural de Mirandas localizada no município de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte a 296 Km de distância da capital Natal. Há uma elevada densidade demográfica com aproximadamente 226 famílias na comunidade. Esta comunidade faz parte da área piloto do PROASNE (Projeto de Águas Subterrâneas para o Nordeste do Brasil) que vem desenvolvendo uma série de ações de auto-sustentabilidade na localidade desde fevereiro de 2001.

Por considerarmos a aquisição de informações e conhecimentos um aspecto indispensável para a construção de uma nova visão de mundo capaz de orientar ações no sentido da sustentabilidade, foram desenvolvidas com as duas escolas da comunidade atividades que estimularam nos alunos uma compreensão dos problemas ambientais, em especial o lixo, em uma perspectiva de cidadania.

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