Postagens

Levando Jesus às Nações!

segunda-feira, 31 de março de 2014

Reciclar é viver


A Representação Distrital de Rotaract – Distrito 4550 (Gestão 2007/2008) traz o tema "Cuidando do Meio Ambiente" com o objetivo de divulgar e multiplicar ações de conscientização e sustentabilidade, fomentando a participação efetiva dos rotaractianos no projeto distrital.
Existem diversas maneiras de cuidar do meio ambiente, algumas delas são: reduzir o desperdício, reutilizar tudo o que for possível e facilitar a reciclagem dos materiais. Por isso, este projeto visa e incentiva os clubes a adotar a coleta seletiva de lixo como uma alternativa motivadora de exercer o cuidado com um tema tão importante.

Objetivo

Conscientização dos rotaractianos em relação à importância da coleta seletiva para o meio ambiente e para a sociedade como um todo, bem como à execução da coleta em suas residências, ambientes de trabalho e demais locais, incentivando, desta forma, a reciclagem e reutilização dos recursos naturais.

Metodologia

Desenvolver folhetos informativos e atividades como palestras, peças de teatro e oficinas de capacitação que visem informar e educar pessoas de qualquer nível profissional e etário para ações simples do dia-a-dia que serão determinantes para o futuro do planeta.
É imprescindível transmitir a importância da mudança dos hábitos atuais para ações sustentáveis como reciclar, transformando os recursos em novas propostas de utilização, e reduzir o consumo irresponsável e desnecessário.
O plano de ação deve apresentar as premissas para que haja a compreensão de como separar o lixo, quem irá recolher, quais os materiais que podem ser reciclados e, se não podem, qual é a destinação correta ao dejeto, e quais serão os benefícios de aderir a essas mudanças.

Discussão

A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia do destino em aterros sanitários ou lixões, os resíduos sólidos que poderiam ser reciclados. A separação do lixo traz uma série de benefícios:

· Aumento da vida útil dos aterros;
· Geração de empregos;
· Reinserção social dos catadores de lixo;
· Economia de energia e matéria-prima;
· Redução dos custos de coleta, transporte e disposição final do lixo;
· Reutilização adequada dos resíduos;
· Proteção do meio ambiente.
Sistemas de coleta seletiva podem ser implantados em uma escola, uma empresa ou um bairro. Cada lugar tem uma realidade e é necessário fazer inicialmente um diagnóstico local como, por exemplo, verificar se existem cooperativas de catadores na cidade, se o material separado na fonte e doado vai beneficiar um programa social, redigir relatórios mensais dos pesos destinados, atentar para tipo, volume e freqüência do lixo gerado, acompanhar as atualidades, ou, ainda, verificar se a cooperativa poderá fazer a coleta no local.
Para cada clube de Rotaract envolvido, é provável que os projetos tenham execuções e público-alvo diferenciados, mas o mais importante é conscientizar o maior número de pessoas possível e aplicar o projeto de acordo com a demanda de cada comunidade, multiplicando essa iniciativa de grande valor para o meio ambiente.

Resultados Esperados

· Geração de discussão interna sobre o tema "Coleta Seletiva de Lixo";
· Conscientizar pessoas sobre a seriedade do problema;
· Provocar melhorias nos hábitos das pessoas, em relação ao meio ambiente;
· Aumentar o número de colaboradores com a causa ambiental;
· Geração de educação a partir da informação: que essas pessoas sejam capazes de transmitir e sensibilizar seus familiares e amigos.

Conclusão

A coleta seletiva de lixo é, sem dúvida, uma solução para muitos desequilíbrios causados pelo ser humano, e é também de grande importância para o saneamento básico e para a renda de muitas comunidades. É com muita satisfação que a Representação Distrital de Rotaract – Distrito 4550 (Gestão 2007/2008) convida os clubes de Rotaract a participar deste projeto de temática ambiental.




Coleta Seletiva de Lixo

· Princípio dos 3 Rs:
Reduzir ao máximo o lixo produzido:
Gerar menos lixo, evitando desperdício. Exemplo: usar a frente e o verso do papel.
Reutilizar tudo o que for possível:
Dar nova utilidade a materiais que costumam ser considerados inúteis e jogados na lixeira. Exemplo: utilizar uma garrafa PET como vaso de planta.
Reciclar:
Dar "nova vida" a materiais a partir da reutilização de sua matéria-prima para fabricar novos produtos. Exemplo: reciclar papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário