Postagens

Levando Jesus às Nações!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Óleo usado - Pesquisa


Conforme pesquisa, ligaram para oito fabricantes, e apenas dois deles souberam indicar alguém que desse um jeito em óleo usado.

Abaixo estão duas ONGs e uma rede de supermercados que reciclam o produto.
(Confira, no final do texto, os conselhos surreais que os fabricantes deram)


ONG Trevo
Deixa um tambor de 30 ou 50 litros em empresas, fábricas ou condomínios para o descarte do óleo. Quando o tambor enche, eles vão buscar e ainda pagam R$ 0,20 por litro de óleo. Atua na Grande São Paulo.


Instituto Triângulo
Faz coleta residencial em Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. Para que eles façam uma visita, a doação mínima é de cinco litros. Também é possível descartar o óleo diretamente na sede da ONG, em Santo André.

MarcaEmpresaResposta do SAC
SadiaADM do Brasil
0800 7028800
Não soube dizer o que fazer. Quando perguntei se seria melhor jogar na pia ou no lixo, disse que seria melhor jogar no lixo.
ABCABC – INCO
0800 342122
Indicou que eu colocasse o óleo em um recipiente plástico e jogasse no lixo.
CarrefourCarrefour
0800 145678
Aconselhou que eu procurarasse no Google por empresas que fazem a coleta de óleo.
Sublime, BrejeiroBrejeiro
0800 7070738
Disse para eu procurar lugares que produzem biodiesel, pois eles poderiam reciclar o óleo. O atendente se ofereceu para pesquisar e depois retornar a ligação.
SuavitCocamar
0800 6441719
Falou para eu colocar o óleo em embalagens plásticas e levar para uma fábrica de sabão, mas não soube indicar nenhuma fábrica. Disse para eu ligar para a prefeitura e verificar se há algum projeto. Liguei, e não há projeto nenhum.
CoamoCoamo
0800 446161
Recomendou que eu separasse o óleo num frasco e doasse para fazer sabão ou biodiesel. Também indicou a prefeitura. Pediu para eu não jogar na pia, na terra ou no lixo.
Soya, Primor, Salada, Cyclus, CocineroBunge
0800 7275544
Aconselhou a guardar o óleo utilizado em uma garrafa PET e jogar no lixo. Como eu insisti que não queria jogar no lixo, me indicaram o Instituto Triângulo para descartar o óleo utilizado.
Liza, Mazola, Purilev, VeleiroCargill
0800 6480808
Indicou o Instituto Akatu para recolher o óleo (liguei no Akatu e eles me recomendaram o Instituto Triângulo). A atendente também me ensinou a fazer uma decomposteira, para produzir em casa adubo orgânico a partir do óleo. Não sei se isso dá certo, mas as instruções foram as seguintes: separar uma área no quintal e colocar uma camada de terra, jogar o óleo, colocar uma camada cascas de frutas e legumes, uma camada de folhas, outra de terra e assim por diante.

FONTE; http://www.atitudeverde.com.br



Onde jogar o óleo de cozinha

 
Não foi nada fácil descobrir onde um cidadão paulistano pode descartar o óleo de cozinha usado em frituras. Jogar óleo usado no ralo, além de entupir a rede de esgoto, contamina os rios.
Há pessoas que aconselham a colocar o resíduo dentro de uma garrafa PET e jogar no lixo, mas não é a solução ideal, já que o óleo pode vazar e contaminar águas subterrâneas. Dêem uma olhada nesta foto pra ver o estrago que apenas uma gota de óleo de soja faz quando cai na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário